Manifesto

Deutsche Español English Français Italiano Lietuviškai Português 日本語

Address the issues of racial inequalities and cultural appropriation in the Jazz dance community in Europe and around the world

Collective Voices for Change (CVFC) é uma iniciativa internacional comprometida em construir uma nova e igualitária malha social para a comunidade das Jazz Dances. Não somos afiliados a nenhum partido político ou organização política. Nossa visão é ajudar a transformar a atual cena de dança em um ambiente respeitoso e apreciativo para que todos possam disfrutar. Estamos entrando em contato com profissionais das Jazz dances (donos de escolas, professores, organizadores de eventos, professores internacionais, líderes de bandas, músicos, DJs…) para que possamos trabalhar coletivamente em trazer uma mudança positiva.

Acreditamos que a atual comunidade internacional de Jazz dance não seja acolhedora a todos, como muitas vozes de membros da comunidade negra e de pessoas de cor têm expressado nos últimos anos. Acreditamos que a relação atual que a comunidade de Jazz dance tem com Lindy Hop e outras danças do Jazz vernacular afro americano (AAVJD, abreviação em inglês) é apropriativa, contribuindo à rasura de artistas negros (do passado e do presente) e a gentrificação de uma das maiores formas de arte afro-americana. Isso precisa mudar já!

Lindy Hop e outras danças do Jazz vernacular afro-americano são formas de arte afro-americanas associadas aos valores culturais e estética da cultura negra americana. As danças do Jazz, enraizadas na cultura afro-americana, nos conta a história de  um povo que sobreviveu apesar das opressões que ainda os afeta nos dias de hoje. Remover esses fatores essenciais (a história, contexto social, e valores culturais) da dança e da música partes dessa cultura é um ato apropriativo, desrespeitoso, e fere profundamente ao povo mais conectados originalmente à essa cultura. Ao remover a essência, a expressão espiritual dos oprimidos, estamos privando a comunidade do Jazz dessa jornada espiritual, um verdadeiro desserviço a toda comunidade. 

Somos visitantes nessa cultura que não nos pertence. Como profissionais dessa forma de arte, é nosso dever corrigir esse erro.

Queremos ajudar a comunidade em usar seu poder em encarar a discriminação, promover justiça social, e proteger a herânça cultural pertencente ao povo afro-americano.

Queremos que a comunidade das danças Jazz seja mais consciente, respeitosa, e honesta, sempre traçando a linhagem da dança, e empoderando as vozes negras (do passado e do presente). Essas vozes ecoam as vozes dos que lutaram contra uma opressão desumanizadora criando uma forma de arte na qual pudessem existir expressando sua completa liberdade; uma forma de arte que, contra todas as adversidades, mudou ao mundo que os desalojaram, os escravizaram, e tentaram mantê-los em silêncio, apagando suas vozes. Não queremos ser cúmplice por nosso silêncio ou falta de ação, por contrário queremos ser os defensores nessa luta que ainda ocorre hoje em dia.

Através de conversas, educação, e treinamento anti-racista, CFVC convida a todos os profissionais do Jazz a se unir e trabalhar para a transformação de nossa comunidade de Jazz dance em uma comunidade contra o racismo, a discriminaçai e a injustiça social. 

Identify Deep Rooted Issues

To create a platform by and for the Jazz dance community, that can be used to address different issues faced by the scene led by people who are concerned about each issue. These projects will be led by different individuals.

Create Space To Facilitate Change

As the current board members, our role is to facilitate the process. Our vision is to create a working space that will evolve over time as more people enter the conversation.

Activate Local Dance Communities

With everyone’s participation, we want to build the resources to bring about tangible changes in each local community and in the larger structure of our social fabric.